Make your own free website on Tripod.com

História do Flamengo


Em 15 de novembro de 1895 foi fundado o Clube de Regatas do Flamengo. Os fundadores foram os seguintes:Domingos Marques de Azevedo, José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spinola, José da Cunha Menezes, Maurício Rodrigues Pereira, Napoleão Coelho de Oliveira, Nestor Barros, Felisberto Cardoso Laport, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Desderio Guimarães, Francisco Lucci Goias, Emidio José Barbosa e Jorge Leuzinger.

Por ter sido fundado visando a prática do remo, o seu primeiro nome foi Grupo do Flamengo, tendo a seção terrestre sido criada em 1902. Esta, entretanto, só ganhou força em 1911, com a transferência do quadro principal do Fluminense para lá. Em 24 de novembro deste ano foi criada, por este grupo, o Departamento de Futebol. Na verdade, a data real de fundação do clube fora 17 de novembro de 1895. Entretanto, para que a data sempre caísse em um feriado, anteciparam-na para 15 de novembro.

Como já foi dito, o futebol no Flamengo só apareceu em 1911. Este aparecimento se deu em função de um desentendimento entre os jogadores de futebol do Fluminense e a comissão técnica do clube. O capitão da equipe, Alberto Borgeth, abandonou o clube, sendo seguido por nove dos onze jogadores titulares. A retirada tinha um objetivo: criar um novo clube de futebol. Escolheu-se o Flamengo, por este clube ainda não praticar o futebol. As cores escolhidas foram o vermelho (cor dos flamingos), e o preto, que já existia na bandeira original, entre os remos. Antes disso, as cores do Flamengo eram o azul e o amarelo. Essas cores, entretanto, possuíam muito pouca resistência ao Sol (muito forte no Rio de Janeiro) e à salinidade das águas da Baía de Guanabara.

A primeira partida de futebol do "recém-nascido" Flamengo se deu no Campeonato Carioca de 1912, no dia 03 de maio. O local foi o antigo estádio do América, na Rua Campos Sales (Tijuca). A estréia foi promissora: 16 X 2 no Mangueira (um dos piores times da época). O primeiro gol da história do clube foi marcado por Gustavo de Carvalho. Neste jogo, ele faria outros quatro. Os outros tentos foram marcados por Arnaldo (4), Amarante (4), Borgeth (2) e Galo (1). O time jogou com a seguinte formação: Baena, Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo de Carvalho, e Borgerth.